Alemanha, Turquia, Roménia e Portugal disputam Torneio Internacional de Matosinhos

  •  
  •  
  •  
  •   
  •  

O selecionador Miguel Pires considera que o Torneio Internacional de Matosinhos de polo aquático feminino em seniores, que se realiza entre sexta-feira e domingo na Piscina Municipal da Senhora da Hora, “permite competir a um nível com seleções de qualidade”, em vésperas da participação no play-off para o Europeu de 2018.

Nesta primeira edição do evento, organizado pela Associação de Natação do Norte de Portugal e Matosinhos Sport, participam as seleções da Alemanha, Roménia, Turquia e Portugal.

Para a equipa nacional, esta competição serve de preparação tendo vista os jogos do ‘play-off’ frente a Israel, a 17 de fevereiro fora e a 3 de março em casa, para o Campeonato da Europa de 2018, que se realizará em Barcelona (Espanha).

“Queremos, no Torneio Internacional de Matosinhos, pôr em prática o que temos trabalhado nos últimos meses e fazer uma avaliação em competição com equipas de nível bastante competitivo. A Alemanha e a Turquia são seleções que estiveram presentes no último Europeu (Belgrado-2016). A Roménia é um país recente ainda na prática do polo aquático no género feminino, mas tem evoluído bastante. Alemanha será a seleção com mais palmarés, mas as outras duas vão criar muitas dificuldades”, afirma o selecionador português Miguel Pires, considerando que este é um bom teste para o desafio europeu que se avizinha: “Temos a ambição de estar presentes pela segunda vez consecutiva num campeonato da Europa, em julho de 2018. Este será um bom teste. Sabemos que o nosso adversário direto, Israel, também se está a preparar muito bem e que vão ser jogos equilibrados”.

Para o técnico nacional, será importante “ter o apoio do público no torneio de Matosinhos”, município que já “recebe jogos do campeonato da Primeira Divisão de bom nível e recentemente um clube da cidade [Leixões] iniciou a prática do polo aquático”, agradecendo ainda o apoio da Câmara de Matosinhos e da ANNP: “Sem eles não seria possível este torneio, tão importante para nós”, concluiu.

Por sua vez, a jogadora Inês Braga considera que o torneio “é um bom teste para o play-off para o Europeu de 2018, visto que também estão presentes equipas que já participaram no último campeonato europeu”, mostrando-se otimista no apuramento de Portugal, pela segunda vez consecutiva, para a final do Europeu: “Esperamos estar presentes mais uma vez no Europeu. A equipa sofreu grandes alterações, com saídas importantes, mas trabalhamos bem para poder manter o nível desejado e poder participar no próximo campeonato europeu. O apuramento são dois jogos e esperamos ser a equipa melhor preparada para os vencer”.

Para a jogadora portuguesa que alinha no Verona, “é motivante para os praticantes, treinadores e adeptos da modalidade poderem ver torneios internacionais na sua cidade e perceber melhor o espetáculo que este desporto pode proporcionar, organizando eventos deste tipo”, como neste caso é Matosinhos.

Esta tarde, os representantes das seleções foram recebidos pela presidente da Câmara Municipal, Luísa Salgueiro, nos paços do concelho.

A autarca, acompanhada pela administradora executiva da Matosinhos Sport Helena Vaz, realçou “a importância da organização do torneio em Matosinhos que traz gente de fora, de outros países, ao concelho”, esperando que “corra tudo bem a nível desportivo e que todos possam desfrutar, pois vale a pena visitar o concelho”.

Luísa Salgueiro sublinhou “os equipamentos desportivos fantásticos de Matosinhos em termos de natação” e os “momentos de visibilidade” que este torneio vai proporcionar.

Por sua vez, Aníbal Cabral Pires, presidente da Associação de Natação do Norte de Portugal (ANNP), acompanhado pela vice-presidente Mónica Silva, agradeceu “o apoio da Câmara Municipal e Matosinhos Sport na parceria desenvolvida para a organização desta competição”, desejando que a colaboração “possa continuar” em várias vertentes.

O líder associativo frisou “o histórico valioso da Natação de Matosinhos” e lembrou “o nascimento recente do polo aquático do Leixões”.

Do lado da comitiva portuguesa, marcaram presença Jorge Cruz, vice-presidente da Federação Portuguesa de Natação, Miguel Pires, selecionador nacional, e Elisabete Matos, jogadora da Seleção Nacional.

Convocadas da Seleção Nacional: Ana Jardim, Maria Sande Sampaio e Inês Nunes (SL Benfica); Jessica Teixeira (Aquático Pacense); Ana Rita Pereira, Catarina Reis, Maria Beatriz Ferreira, Cláudia Costa, Maria Ramos Brandão, Diana Almeida, Elisabete Matos e Patrícia Cardoso (Fluvial Portuense); Manuela Freitas (Gondomar); Inês Braga (Verona); Rafaela Duarte (Paredes)

Quadro técnico e staff: Miguel Pires (Selecionador Nacional); Alexandra Chatillon (Treinadora Assistente); Ana Ferreira (Fisioterapeuta)

Calendário:

15 dez. (sexta-feira)

18h00 Turquia-Roménia

19h30 Portugal-Alemanha

16 dez. (sábado)

18h00 Alemanha-Roménia

19h30 Portugal-Turquia

17 dez. (domingo)

09h00 Alemanha-Turquia

10h30 Portugal-Roménia

Comentários