Atletas de natação adaptada treinaram com Seleção Nacional

  •  
  •  
  •  
  •   
  •  

A Seleção Nacional sénior abriu as portas do seu treino, no domingo, a um grupo de atletas de natação adaptada, no estágio que está a decorrer na Piscina Municipal da Senhora da Hora, em Matosinhos.

“A segunda parte do treino foi vivida com vários atletas de natação adaptada, que nos deram a honra de partilhar a piscina e o jogo com eles, que nos mostraram que a força vai muito para além dos músculos, que a alegria é tão simples de ser manifestada, que a felicidade se resume a tão pouco, que o golo vai muito para além de uma bola dentro da baliza, que o companheirismo e a amizade não olham a tamanhos ou a cores, que todos nós fazemos parte do mesmo mundo e todos nós aprendemos uns com os outros”, afirmou Fernando Leite, em declarações ao site da Federação Portuguesa de Natação, acrescentando que “ficou apalavrado haver uma continuidade destas ações, tão importantes ao crescimento individual, seja de que setor, sublinhando ainda que “foi um verdadeiro prazer este contacto e esta partilha”.

Segundo o técnico português, a Seleção Nacional “estará sempre disponível para contribuir para o crescimento do polo aquático, nunca descurando o lado humano e social”.

”Esta é a nossa forma de ser, esta é a nossa forma de estar. Fica um agradecimento à Câmara Municipal de Matosinhos e à Matosinhos Sport pela cedência de uma das suas instalações desportivas e por se associarem ao nosso projeto. De igual forma, também deixamos um agradecimento à ANNP por se terem envolvido nesta iniciativa, da presença dos atletas da natação adaptada junto de nós. Por fim, um enorme abraço à Ana Querido, diretora técnica regional de natação adaptada, e ao Hélder Teixeira, treinador do Clube Fluvial Portuense na mesma variante, pela sua presença, pelo fantástico trabalho que desenvolvem e por nos terem trazido esta motivadora massa humana”, referiu Fernando Leite, lembrando que os treinos continuam terça-feira em Felgueiras.

A Seleção Portuguesa contou ainda, na parte inicial do treino, com a presença na bancada de um grupo de crianças pertencentes à Associação Casa do Caminho, uma instituição sediada junto à piscina, cuja origem e objetividade assentam num sentido de solidariedade com crianças em risco, sendo um local onde se recuperam energias.

“A presença deste grupo, junto com os seus responsáveis, permitiu o estreitar de um contacto com os jogadores e ficou combinado uma visita da nossa equipa à Associação, partilhar histórias de vida de parte a parte e dar um pouco de carinho e de conforto a estas crianças. Ficou também um convite em aberto para as crianças serem incluídas num treino futuro e terem a oportunidade de interagirem connosco dentro de água e experimentarem o mundo do polo aquático, a importância da atividade física, o relacionamento pessoal de confiança. Contribuindo para um futuro risonho e oferecer-lhes felicidade, coisa rara, mas tão simples e ao alcance de todos nós”, concluiu o técnico.

Atletas de natação adaptada participantes: André Guimarães, Miguel Silva, Renato Oliveira, Diana Torres, Illia Oksyuta, Pedro Leal, Débora Santos, José Alves, José Ribeiro e Carina Barbosa

DTR ANNP: Ana Querido

Treinador: Hélder Teixeira

Comentários