Benfica, Sporting, FC Porto e Braga juntos no torneio contra Espondilite

  •  
  •  
  •  
  •   
  •  

A Novartis e a Associação Nacional da Espondilite Anquilosante (ANEA), em colaboração com a Federação Portuguesa de Natação (FPN) e Sociedade Portuguesa de Reumatologia (SPR), lançam o I Torneio de Natação que junta atletas de natação federados e doentes com Espondilite Anquilosante, entre os quais já estão garantidas as presenças do Benfica, Sporting, FC Porto e Sporting de Braga.

O programa EA Team junta, pela primeira vez, atletas federados e doentes de Espondilite Anquilosante num torneio desportivo único e inédito para dar a conhecer a doença e incentivar para a prática regular de exercício físico.

A Espondilite Anquilosante é uma doença praticamente desconhecida, mas que atinge cerca de 50 mil portugueses.

A Espondilite Anquilosante afeta a mobilidade de quem dela sofre, tendo um forte impacto na sua qualidade de vida. Contudo, é possível atrasar a progressão da doença, reduzindo o impacto dos sintomas. E, para isso, é fundamental uma prática regular de exercício físico, recomendando-se, sobretudo, a natação.

O programa EA Team surge assim não só da necessidade de promover um maior conhecimento da sociedade sobre esta patologia, mas sobretudo incentivar os doentes, a ter um papel mais ativo na gestão da sua doença procurando manter a sua vida normal e atividade física.

O I Torneio de Natação ANEA é a primeira iniciativa deste programa que junta, pela primeira vez, atletas federados e doentes, a nadar juntos, passando uma mensagem de superação de obstáculos e desafio de limites.

Esta competição vai juntar em equipas 10 clubes de natação, entre os quais o Sport Lisboa e Benfica (SLB), o Sporting Clube de Portugal (SCP), o Futebol Clube do Porto (FCP) e o Sporting Clube de Braga (SCB).

Juntos, atletas e doentes irão treinar juntos para nadarem lado a lado na competição final, que terá lugar a 22 de abril.

Comentários