Campeões olímpicos confirmados na etapa mundial de Setúbal

  •  
  •  
  •  
  •   
  •  

Os holandeses Ferry Weertman e Sharon van Rouwendaal, campeões olímpicos no Rio de Janeiro 2016 e vencedores da primeira etapa da Taça do Mundo FINA/Hosa 2018 que decorreu em Doha (Qatar), vão participar na terceira etapa da competição em Setúbal, agendada para dia 9 de junho.

Na conferência de Imprensa de apresentação do evento, realizada esta quinta-feira numa embarcação municipal “Maravilha do Sado”, os dois nomes sonantes foram confirmados pela organização.

Nadadores que irão estar à partida (16h00) no Parque de Albarquel, Baía do Sado, ao lado de outros grandes nomes da natação em águas abertas como os italianos Simone Ruffin (campeão do circuito mundial 2017, 6.º no Rio 2016), húngaro Kristof Razovszky (vencedor da etapa de Setúbal 2017), italiana Rachelle Bruni (prata no Rio 2016 e vencedora em Setúbal 2017) e a equatoriana Samantha Arevalo (vice-campeã mundial 2017).

Entre a elite nacional referência para a presença da campeã de Portugal e quinta europeia Angélica André (Fluvial), assim como do campeão nacional Rafael Gil (Individual ANL). A equipa nacional terá em Setúbal um momento de avaliação para o Europeu absoluto de Glasgow (Escócia), de 8 a 12 de agosto, e para Campeonato da Europa de Juniores Malta, de 13 a 15 julho.

Presentes na primeira Conferência de Imprensa estiveram a presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, o presidente da Federação Portuguesa de Natação (FPN), António José Silva, Luís Liberato Batista, diretor do Departamento de Cultura, Educação, Desporto, Juventude e Inclusão Social na autarquia setubalense, e Pedro Pina, vereador do Departamento de Cultura, Educação, Desporto, Juventude e Inclusão Social.

A etapa da Taça do Mundo, que se realiza pela 12.ª vez em Setúbal, é organizada pela FPN, em parceria com a Câmara Municipal de Setúbal.

Declarações partilhadas no site da FPN:

Maria das Dores Meira, presidente da CM de Setúbal: “Esta conferência de imprensa, realizada na embarcação Maravilha do Sado, permite-nos mostrar o palco onde irá decorrer a FINA Marathon Swim World Series 2018, uma das mais belas baías do mundo. Cerca de 120 nadadores em representação de 30 seleções irão competir naquela que é a mais importante prova de águas abertas realizada em Portugal desde 2006. É um orgulho para nós podermos receber este evento, que já foi qualificação olímpica para os Jogos do Rio 2016 e de Londres 2012, podendo desde já adiantar que irá continuar a ser disputada pelo menos nos próximos três anos, até 2021.”

António Silva, presidente da FPN: “Teremos a maior participação de sempre na competição de elite, com cerca de 120 nadadores dos cinco continentes com destaque para as grandes referências da natação internacional das águas abertas, os campeões olímpicos e os vencedores em Setúbal de 2016. Na seleção nacional destaque para os campeões de Portugal Rafael Gil e Angélica André.”

Luís Liberato Batista, diretor da competição: “É uma aposta forte da FINA a prova aberta a Open Challenge FINA Marathon Swimming World Series – Setúbal 2018. Uma competição para nadadores federados e não federados, com distâncias para idades acima dos 10 anos. Um evento que procuramos promover junto de escolas e clubes que possam trazer a Setúbal o maior número de nadadores. Temos como objetivo, nos próximos três anos, chegar aos 1500/2000 inscritos. Queremos que Setúbal, pela sua vocação para as águas abertas, se possa transformar num centro de treino para essa disciplina olímpica.”

 

Pedro Pina, vereador da CM Setúbal: “Setúbal tem como objetivo potenciar o que tem, neste caso, o Sado, assim como a Arrábida, como recurso para diversas atividades desportivas e lúdicas. Procuramos desenvolver um conjunto de eventos, onde esta competição surge em destaque pelas suas características únicas.”

A etapa de Setúbal da Taça do Mundo Fina Hosa 10km Marathon Swimming World Cup integra mais uma vez a FINA Marathon Swim World Series 2018, a par de Doha (Quatar, 17 de março), Seychelles (20 de maio), Balatonfuren (Hungria, 16 de junho), Lac St. Jean (Canadá, 26 de Julho), Lac Megantic (Canadá, 11 de agosto), Chun’na (China, 16 de setembro), Taiwan (Taipé, 22 de setembro), Abu Dhabi (UAE, 24 de novembro).

Open de Challenge com cerca de 100 inscritos

No âmbito da continuação da FINA/Hosa Marathon Swim World Series 2018, competição integrada na Taça do Mundo de Águas Abertas FINA, a Federação Portuguesa de Natação e a Câmara Municipal de Setúbal realizam uma prova Open Challenge que conta até ao momento com 100 inscritos.

Esta prova será disputada no mesmo local e ao longo do mesmo percurso da competição internacional, numa distância de aproximadamente 1660m, equivalente a uma volta ao circuito dos 10km da prova principal. A prova aberta Open Challenge FINA Marathon Swimming World Series – Setúbal 2018.

O Open é constituído por três distâncias: 200 metros (09h30), 600 metros (10h00) e 1660m (11h00). Serão disputadas no mesmo local da competição internacional com o objetivo de proporcionar uma experiência desportiva de excelência, possibilitando aos interessados o privilégio de nadar num dos grandes palcos da modalidade a nível mundial.

Créditos da foto: FPN

Comentários