Congresso da APTN: Paulo Cunha apresenta tema sobre “O Treino da Resistência na Natação”

  •  
  •  
  •  
  •   
  •  

Paulo Cunha, que ocupou recentemente o cargo de diretor desportivo do Comité Olímpico de Portugal, vai apresentar o tema “O Treino da Resistência na Natação – uma necessidade exacerbada? Devidamente controlada?” no próximo Congresso Técnico-científico da Associação Portuguesa de Técnicos de Natação (APTN).

A preleção está agendada para dia 28 de abril, às 15h45, no auditório 1 do Parque de Exposições de Braga.

Paulo Cunha é doutorado em Educação Física e Desporto na FEFD/ULHT, tendo sido diretor-técnico da Federação Portuguesa de Natação entre 2001 e 2006. Antes, entre 1983 e 1998, treinou as equipas do Sporting, Benfica e CTAP.

“A Natação Pura Desportiva, em função da natureza do esforço em situação competitiva, pode ser designada como uma modalidade de resistência, onde a participação do metabolismo aeróbio, apesar de variável, é determinante para o provimento energético da quase totalidade das provas. Os treinadores portugueses: utilizam predominantemente o treino intervalado para o desenvolvimento da Resistência e a Frequência Cardíaca no seu controlo; realizam predominantemente prescrições com base na carga externa, as quais correspondem, frequentemente, a intensidades inferiores ao estimado protocolarmente nos níveis aeróbios de base. Devem ser utilizados distintos métodos de treino, em função dos objetivos e do momento da época”, lê-se na sinopse da conferência do orador.

A 41.ª edição do congresso da APTN realiza-se nos dias 28 e 29 de abril em Braga, ano em que é a cidade europeia do desporto.

O Chlorus, jornal online de Natação, é parceiro Media do evento pelo segundo ano consecutivo.

Inscrições já estão abertas!

Site do congresso da APTN

Comentários