Convenção de Natação pretende “melhorar qualidade da Formação”, diz António José Silva

  •  
  •  
  •  
  •   
  •  

António José Silva, presidente da Federação Portuguesa de Natação, considera, em entrevista ao Chlorus, que a escolha do tema “Formação, Inclusão e Alto Rendimento” da terceira edição da Convenção Portuguesa de Natação, a ter lugar na Reitoria da Universidade de Coimbra este sábado, justifica-se para “melhoria da qualidade da Formação, democratizando o acesso à prática com atividades inclusivas para ter condições de melhorar a qualidade das representações internacionais”, ao mesmo tempo que “reflete a missão institucional da FPN e os objetivos previstos no plano estratégico e no plano de ação para 2018”.

Segundo o líder federativo, “a FPN encontrou por parte da Câmara Municipal de Coimbra, Associação de Natação de Coimbra e fundamentalmente a Universidade de Coimbra, através do Gabinete de Desporto, uma grande vontade de receber este evento enquadrável no âmbito da organização dos EUSA Games 2018”, acrescentando “uma palavra especial de apreço ao doutor Mário Santos pelo apoio inequívoco neste âmbito”.

Questionado sobre os melhoramentos efetuados na organização desta edição relativamente às anteriores, António José Silva considera que no próximo sábado estará “um leque de intervenientes de qualidade inegável que permitirão fomentar a discussão sobre os diferentes assuntos em agenda”, bem como “a possibilidade de lidarem de perto com campeões do Mundo, quer na natação (Brasil e EUA) quer em Portugal (atletismo e canoagem), que permitirá avaliar os motivos pelos quais este objetivo é possível numas modalidades e ainda não possível na natação”.

O presidente da FPN, que tem a expetativa de contar com “cerca de 300 participantes nos diferentes painéis”, destaca “o plenário da parte de manhã e as experiências por parte dos diferentes intervenientes sobre a temática da formação, inclusão e alto rendimento nas diferentes modalidades (natação sincronizada, polo aquático, natação pura desportiva, águas abertas e natação adaptada) e diferentes setores (dirigentes, treinadores, árbitros e atletas) e da parte da tarde a partilha de boas práticas nacionais dando a conhecer e valorizar as mesmas”.

A III Convenção Portuguesa de Natação tem início às 9h30 com a Cerimónia de Abertura, sendo que às 10h00 arrnaca a Conferência Plenária dos treinadores e seus atletas: Jorge Miguel, treinador de Inês Henriques, recente campeã Mundial dos 50 km marcha, assim como de Hélio Lucas treinador do canoísta Fernando Pimenta, campeão do mundo dos 5000 metros.

Entre os debates, que decorrem a partir das 11h30, sobre natação pura, águas abertas, natação adaptada, polo aquático, natação sincronizada, arbitragem, dirigismo,  Programa Portugal a Nadar, referência para o tema do painel Natação Pura e Águas Abertas: Processo de Construção de Alto Rendimento, com a presença do treinador de natação o brasileiro Alberto Silva, técnico de nadadores medalhados em campeonatos do mundo, e do treinador americano Gary Taylor, treinador de longa distância da Universidade do North Carolina. O moderador será Luís Rama, professor auxiliar FCDEF-UC e ex-treinador de natação.

Ainda na natação pura (14h30), com o tema “Valorização das práticas dos Clubes – da Inclusão ao Rendimento” presença de José Machado, diretor técnico nacional da FPN, Carlos Cruchinho, treinador do Sporting, Luís Fernandes, diretor da secção de natação do FC Porto, e Aurelien Gabert, ex-treinador do Centro de Formação Desportiva de Rio Maior.

Referência ainda para o Painel Dirigismo (14h30) sobre o tema “O Estatuto do Dirigente Desportivo” com os oradores Juan José Gonzalez, presidente da Federação Andaluz de Natação, Hermínio Loureiro, vice-presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Artur Lopes, ex-presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo e Mário Santos, ex-presidente da Federação de Canoagem, chefe de missão olímpica em Londres 2012 e diretor do gabinete de desporto da Universidade de Coimbra. O moderador será o presidente da FPN, António José Silva.

Durante a III Convenção da Natação Portuguesa será apresentado o livro: História da Natação Portuguesa – Dos seus inícios até à implantação da República, de Carlos Soares da Silva.

Pelas 20h00, no Hotel Vila Galé, em Coimbra, vai realizar-se a Gala FPN, evento onde serão anunciados os vencedores dos nomeados para melhor treinador, melhor árbitro e melhor praticante de 2017.

Programa

Site para votação com os nomeados

Lista de Nomeados

Comentários