“Marasmo” gravado em Felgueiras com personagem de sincronizada

  •  
  •  
  •  
  •   
  •  

A curta-metragem “Marasmo” de Gonçalo Loureiro, gravada na Piscina Municipal de Felgueiras e cujo enredo tem como personagem uma atleta de natação sincronizada, pode ser vista no Cinemax Curtas, na RTP2, esta quinta-feira, às 01h00.

O realizador e argumentista Gonçalo Loureiro desenvolve na curta-metragem “Marasmo” uma história familiar protagonizada por pai, mãe e filha. José é um camionista de longo curso e o trabalho afasta-o de casa e dos elementos da sua família, até ao ponto em que só sente indiferença por eles.

Pouco sabemos destas vidas, alem do essencial que nos permite perceber o vazio e a ausência de laços familiares.

O pai vive insatisfeito e em viagem, a mãe envolve-se nas dinâmicas da casa e da filha sem grande entusiasmo, e a adolescente dedica-se aos seus treinos de natação sincronizada, mantendo uma relação de proximidade com a mãe.

Há uma funcionalidade nestas vivências que são registadas de forma fragmentada, numa dinâmica narrativa que os acompanha em quadros e momentos desligados.

“Marasmo” é um filme sobre uma apatia familiar, uma falta de afeto e uma distância que deixa estas três personagens num estado de indiferença.

Gonçalo Loureiro realizou diversos projetos escolares antes de concluir “Marasmo”, um filme que pode ser considerado a sua primeira curta-metragem e que foi produzido em contexto académico na Universidade Católica do Porto.

Foi exibido nas seleções oficiais de do Curtas Vila do Conde 2015, Fantasporto 2016, foi um dos finalistas do prémio Sophia Estudante na categoria de ficção em 2016 e recebeu uma menção honrosa no encontro das Escolas de Cinema Europeias no Lisbon & Estoril Film Festival 2015.

Comentários