Portugal conhece adversários dos Jogos Mediterrâneos

  •  
  •  
  •  
  •   
  •  

O sorteio das competições de polo aquático da 18.ª edição dos Jogos do Mediterrâneo, que decorreu esta quarta-feira no Centro de Conferências de Tarragona (Espanha), ditou que Portugal vai defrontar no Grupo A masculinos as seleções da Sérvia, Montenegro e França.

A equipa nacional defrontou apenas a França, em 1995, no apuramento para o Europeu com vitória dos gauleses, por 15-5. No Grupo B jogam a Grécia, Itália, Espanha e Turquia.

Já na competição feminina, o sorteio ditou para as cores lusas a Grécia e a Espanha como oponentes no Grupo A. No grupo B jogam a Itália, França e Turquia.

Em declarações ao site da FPN, o selecionador Fernando Leite reagiu ao sorteio. “Vamos defrontar três equipas olímpicas: França com um forte projeto olímpico, pois vai organizar os JO de 2024; Montenegro foi quarto classificado nos últimos JO; e a Sérvia a atual campeã olímpica. Não tenho dúvidas do quanto é aliciante uma competição destas para os jogadores e restantes agentes. Faltam 48 dias para o início da competição de polo aquático. Recordo que esta competição se organiza a cada 4 anos desde 1951, a qual o COP integrou como membro desde o ano passado. Para o polo aquático é uma excelente oportunidade criada pelo empenho do presidente da FPN junto do COP”, afirmou o técnico nacional.

Os Jogos Mediterrâneos em Tarragona serão disputados por países banhados pelo Mediterrâneo e irão contar com cerca de 4.000 atletas de 26 países, entre os quais o estreante Portugal – apesar de não ser banhado pelo referido mar.

A participação portuguesa aos Jogos do Mediterrâneo terá mais de duas centenas de atletas, em representação de quase todas as modalidades que fazem parte do calendário competitivo.

Portugal será o 26.º país a participar numa prova que existe desde 1951, seu ano de estreia em Alexandria, no Egito. Os outros 25 países: Albânia, Algéria, Andorra, Bósnia Herzegovina, Croácia, Chipre, Egito, França, Grécia, Itália, Kosovo, Líbano, Líbia, Macedónia, Malta, Mónaco, Montenegro, Marrocos, São Marino, Sérvia, Eslovénia, Espanha, Síria, Tunísia e Turquia.

Os Jogos Mediterrâneos decorrem de 22 de junho a 1 de julho. As competições de polo aquático começam a 27 de junho e terminam a 1 de julho.

Portugal estará também representado com uma seleção de natação de 14 nadadores que compete entre 23 e 25 de junho.

Comentários