Rui Sardinha: “Inclusão não é uma palavra vã”

  •  
  •  
  •  
  •   
  •  

Rui Sardinha, vice-presidente da Federação Portuguesa de Natação para a área da natação adaptada e águas abertas, considera que “a inclusão não é uma palavra vã” e que, “dentro das caraterísticas de cada deficiência, as palavras e também os atos estão consonantes com as exigências de cada área, tendo em consideração o nível de objetivos que estão definidos”.

A FPN organizou no Centro de Alto Rendimento de Rio Maior, entre 3 e 7 de julho, o primeiro estágio integrado de seleções de natação adaptada com seleções de natação em águas abertas, com objetivos para as diversas competições internacionais – Europeus e Mundiais – agendadas para a presente temporada.

“Promover um estágio onde os nadadores ditos normais e de alto nível, compartilham com os nadadores com diferentes níveis e áreas de deficiência e também de alto nível a sua historia desportiva de sucesso, numa troca de experiências que sabemos que será enriquecedora para todos e que garantidamente promoverá a busca do tão ambicionado sucesso”, refere o dirigente federativo.

“Nadadores, treinadores e dirigentes sabem quanto o desporto é capaz de promover a integração das pessoas na sociedade, abrindo janelas de oportunidade para que todos se sintam mais orgulhosos e mais felizes no papel que desempenham enquanto atletas de alto rendimento da natação”, afirma Rui Sardinha.

“Estamos a trabalhar, seguindo a máxima de que todos somos iguais nas oportunidades e nos direitos, mas também nos deveres e nas responsabilidades. Não é fácil, mas sinto um empenhamento e uma sensibilidade que me apraz registar de todos, pessoas coletivas e individuais, a quem a FPN tem pedido a colaboração para ajudar a atingir os objetivos que estão definidos”, conclui o vice-presidente.

Estiveram em estágio:

World Para Swimming: Amadeu Cruz (FCP), David Grachat (GESL) e Ivo Rocha (FVCD).

JPEJ – Jogos Paralímpicos Europeus da Juventude Génova 2017: Ricardo Soares (ADCRIMM) e Renata Pinto (ADADA).

ICSD – Surdolímpicos: Miguel Cruz (CFB) e Tiago Neves (CFB),

DSISO Europeu de Paris 2017: Diogo Matos (GESL), Diogo Santos (FVCD), Filipe Santos (FCF), João Vaz (SCP), José Ribeiro (CPN), Adriana Reis (FVCD), Ana Castro (CFP), Carina Moreira (CPN), Diana Torres (CFP) e Filipa Reis (SCA)

Águas Abertas

Estágio de Preparação para Campeonato do Mundo Budapeste (Lago Balaton) e Campeonato da Europa de Juniores Marselha. Rio Maior (03 a 07 de julho 2017)

Selecionados Mundial: Angélica André (CFP) e Vânia Neves (CFP)

Selecionados Europeu Juniores: Diogo Marques (ASSSCC), Diogo Nunes (CFP), Mafalda Rosa (CNRM), Diogo José (ASSSCC), Sara Alves (ASSSCC), José Carvalho (SFUAP) e Tiago Campos (CNRM).

Comentários