Torres Novas recebe Nacional de Figuras com 176 atletas

  •  
  •  
  •  
  •   
  •  

A Piscina Municipal de Torres Novas recebe, esta sexta-feira, a partir das 9h00, o Campeonato Nacional de Figuras e Prova de Seleção Nacional de Duetos Juniores/Absoluta. Já esta quinta-feira decorrem os duetos livres absolutos e juniores (15h30/19h00).

O Campeonato Nacional de Figuras, que decorre nas Piscinas Municipais Fernando Cunha, regista um total de 176 nadadoras inscritas – 55 infantis, 77 figuras juvenis, 35 elementos júnior, 37 elementos dueto absoluto e 40 para elementos técnicos de equipa absoluta.

“Uma diminuição de inscrições em comparação com o ano anterior pelo facto de ter sido implementado o novo regulamento FINA o que tornou as regras de figuras mais difíceis”, afirmou Mariana Marques, diretora-técnica nacional para a natação artística, em declarações ao site da Federação Portuguesa de Natação.

Será também realizada a primeira fase de seleção das nadadoras de pares que representarão Portugal nos Campeonatos da Europa de juniores e absolutos. Presentes estão 18 nadadoras juniores e absolutos em competição que “irão prestar provas em coreografia de esquema livre dueto e elementos técnicos que estão integrados no campeonato nacional”, explica a técnica.

Ainda, segundo os regulamentos, “a participação neste Campeonato Nacional não está condicionada à aprovação na prova de nível da respetiva categoria de competição” e “será permitida a participação de nadadoras sem prova de nível, contudo é de caráter obrigatório (para todas as categorias) caso as nadadoras queiram participar no Campeonato Nacional de Inverno”.

Já na prova de seleção, “pretende-se selecionar as quatro melhores nadadoras Júnior para formar o dueto nacional a competir no Campeonato da Europa de Juniores e 3 duetos da categoria Absoluta com 2 nadadoras suplentes (possibilidade de serem escolhidas apenas pela realização dos elementos técnicos de dueto caso não executem o Dueto na prova de seleção)”, refere Mariana Marques, com o objetivo de representar a seleção nacional no escalão de Absolutas num estágio no Centro de Alto Rendimento de Barcelona, assim como nas competições internacionais definidas para a presente época (Open Make Up Forever e Campeonato da Europa de Absolutos).

Nota que as três nadadoras absolutas que representarão Portugal nas competições e nos estágios internacionais serão definidas com base na Prova de Seleção Nacional e no estágio de avaliação e capacitação técnica, a decorrer em dezembro, com a treinadora FPN.

As provas serão dirigidas pela DTN Mariana Marques e pela treinadora FPN Sylvia Hernandez.

Comentários